Vistoria cautelar de vizinhança
O objetivo do laudo de vistoria de vizinhança, conhecido também como Laudo cautelar AD PERPETUM REI MEMORIAM, é a documentação fotografica e descrita do estado atual do imóvel, servindo como prova para possíveis processos de ação civil. Seja com o futuro vizinho, seja até mesmo com seu prório inquilino
O caso mais frenquente se dá quando temos o início de uma obra vizinha, onde o proprietário do imóvel ou o síndico do condomínio à ser afetado, precisa de uma prova mais contundente, de que seu imóvel encontra-se em prefeito estado antes do início das obras (principalmente durante a cravação de estacas ou outro tipo de fundação). Desta forma, caso seja necessário um processo de perdas e danos contra a obra, este fornece maior valor e agilidade ao processo.
Existe também o caso de o construtor/incorporador solicitar este laudo, para que sirva como prova de que o imóvel já se encontrava com anomalias, evitando que seu vizinho aja de má fé ao solicitar o reparo.
Nosso trabalho consiste no levantamento e contato de todos os envolvidos, para que seja realizada a vistoria e consagrado o registro fotográfico. Com isto, geramos documentos para assinatura que permite assegurar a data exata da vistoria bem como o informativo do tipo de obra que será executada. O documento emitido, de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), garante a data em que a vistoria foi executada, não sendo necessário registro do(s) laudo(s) em cartório.
