Projeto arquitetônico e estrutural
Projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico, ou também conhecido como projeto executivo, é composto por um conjunto de desenhos técnicos que descrevem como será a sua casa. Entre todos os desenhos, o mais importante é a planta baixa, porque todos os outros projetos para construção usam ela como base.
A planta baixa é um corte horizontal da sua casa, onde é possível ver de cima, com as paredes cortadas, a disposição e metragem dos cômodos, portas, janelas, escadas, entre outros elementos. Em sobrados, cada pavimento (andar) da casa deve ter a sua planta baixa.
Os outros desenhos que normalmente compõem o projeto arquitetônico são:
-
Fachadas
-
Planta de implantação
-
Planta humanizada
-
Cortes verticais das áreas molhadas
-
Pontos de eletricidade e iluminação
-
Pontos e elementos da parte hidráulica
-
Quadro de esquadrias
-
Paginação dos pisos e revestimentos
-
Planta de cobertura
Para fazer o projeto executivo você deverá contratar um arquiteto devidamente credenciado no CAU. Ele irá estudar as necessidades e hábitos da sua família e as características do terreno (topografia, orientação solar, ventos dominantes, entre outras) para elaborar o projeto ideal para a sua casa.
Projeto estrutural
O engenheiro civil analisarrá a planta baixa, a resistência do solo e todas as cargas (peso) para compor cálculo das fundações e estruturas necessárias para manter a sua casa de pé e evitar problemas futuros, como tricas, rachaduras, e até desabamentos.
Normalmente os projetos estruturais detalham a largura, comprimento, diâmetro, formas e amarração de todos os elementos estruturais da casa. Os elementos mais comuns são:
-
Fundações: sapata, estaca, radier e viga baldrame.
-
Superestrutura: colunas ou pilares, vigas e lajes.
Geralmente, os tipos de concreto e aço e as quantidades necessárias para a execução, também são especificados no projeto. Esta informação será muito útil na hora de compras os materiais da sua obra.