Processo para aprovação junto ao IV COMAR
Elaboração e encaminhamento de processos de autorização de implantações próximas e/ou protegidas por aeródromos (aeroportos) e helipontos ao IV COMAR (Comando Aéreo Regional) considerando a portaria 256/GC5, artigo 90 e seus incisos, bem como os anexos II e III previstos.
O interessado deverá enviar ao COMAR responsável pela área um processo contendo todas as informações previstas na legislação aeronáutica em vigor (Portaria nº 256 /GC5, de 13 de maio de 2011), solicitando a autorização para a implantação. De posse desses documentos, o COMAR os enviará ao CINDACTA da área ou ao SRPV-SP, de acordo com a localização da implantação, para a devida análise e emissão de Parecer Técnico quanto às interferências na navegação aérea. Feita a análise e emitido o Parecer Técnico, o processo retorna ao COMAR para posterior resposta ao requerente. Esse trâmite leva, no mínimo, dois meses, se toda a documentação estiver correta.
Análise Prévia
Oferecemos aos interessados em implantações próximas a aeródromos e helipontos um serviço de análise prévia, no qual poderemos informar, com rapidez e precisão, a altura prevista nos diversos Planos de Zona de Proteção. Dessa forma, o cliente terá condições de definir se seu projeto será viável, mesmo antes de adquirir o terreno, evitando gastos desnecessários.
Agenciamento de serviços realizados por especialista habilitado na elaboração de Procedimentos de Navegação Aérea (VOR/NDB, GNSS e ILS) que possui os conhecimentos necessários para a análise de implantações em áreas próximas a aeródromos que operam por instrumentos (IFR), podendo antecipar, com precisão e rapidez, as possíveis restrições a serem impostas pela autoridade aeronáutica.
Oferecimento às empresas construtoras e de telecomunicações a possibilidade de contar com serviço especializado nas análises de viabilidade de implantação de prédios, torres, mastros, linhas de transmissão, etc, em relação às Zonas de Proteção de Aeródromos.
Com base na legislação aeronáutica em vigor, realizamos a análise preliminar (pré-comar) das possíveis interferências das implantações nas Zonas de Proteção de Aeródromos, Helipontos e Auxílios à Navegação Aérea, podendo antecipar ao cliente as restrições quanto à altura máxima permitida no local.
